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Planejar o gerenciamento das aquisições – Ger. das aquisições – Parte 4

Resumo:

Apresentar ao leitor as saídas do processo planejar o gerenciamento das aquisições.

Palavras-chaves:

Planejar, Gerenciamento, Aquisições, Gerenciar, Projetos, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Dando continuidade a explicação do processo planejar o gerenciamento das aquisições, esta postagem abordará as saídas de tal processo.

Relembre - Planejar o gerenciamento das aquisições - Parte 3

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo desta postagem.

Planejar o gerenciamento das aquisições – Saídas:

  • Plano de gerenciamento das aquisições: este documento descreve como as aquisições do projeto serão executadas do início ao fim. Este documento pode incluir orientações sobre:
    • Tipos de contratos;
    • Documentos padronizados;
    • Fornecedores pré-qualificados;
    • Métricas de aquisição que serão adotadas;
    • Gerenciar fornecedores;
    • Restrições e premissas.
  • Especificação do trabalho das aquisições: este documento busca determinar qual parte do escopo está relacionada a cada contrato. Este documento deve ser claro, conciso, completo e detalhado, a fim de que os fornecedores possam avaliar se possuem capacidade para atender as necessidades do contrato.
  • Documentos de aquisição: este são documentos utilizados para solicitar propostas para possíveis fornecedores. Os documentos de aquisição devem ser preparados para facilitar uma resposta exata e completa por parte do fornecedor. Existem diversos tipos de documentos, dentre eles;
    • SDI – Solicitação de Informações, em inglês RFI – Request for Information;
    • CPL – Convite para licitação, em inglês IFB – Invitation for Bid;
    • SDP – Solicitação de proposta, em inglês RFP – Resquest for Proposal;
    • SDC – Solicitação de cotação, em inglês RFQ – Request for Quotation.
  • Critérios de seleção de fontes: são critérios incluídos na solicitação de aquisições, que usados para classificar ou avaliar propostas. Dentre os critérios estão:
    • Entendimento da necessidade;
    • Custo geral;
    • Capacidade técnica;
    • Riscos;
    • Garantia;
    • Tamanho da empresa;
    • Referências.
  • Decisões de fazer ou comprar: trata-se da decisão sobre se um determinado trabalho deve ser executado pela equipe do projeto ou adquirido de um fornecedor.
  • Solicitação de mudança: alterações do plano do projeto, decisões de compras e outras situações podem demandar uma solicitação de mudança, conforme o processo realizar o controle integrado de mudança.
  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos poderão ser atualizados, dentre eles:
    • Documentação de requisitos;
    • Registro dos riscos;
    • Matriz de rastreabilidade dos requisitos.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre o processo planejar o gerenciamento das aquisições.

A parte relevante deste processo é determinar como o projeto irá conduzir suas aquisições, a fim de que não haja desperdício de capital, de tempo e outros.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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