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Conduzir as aquisições – Ger. das aquisições – Parte 3

Resumo:

Apresentar aos leitores as saídas do processo conduzir as aquisições.

Palavras-chaves:

Conduzir, Aquisições, Processo, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Nas duas últimas postagens o autor apresentou as entradas, ferramentas e técnicas do processo conduzir as aquisições. Nesta postagem o autor apresentará as saídas de tal processo e, consequentemente, encerrará a explicação do mesmo.

Conduzir as aquisições - Relembre

Conduzir as aquisições - Ferramentas e Técnicas

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo da postagem.

Conduzir as aquisições – Saídas:

  • Fornecedores selecionados: trata-se da seleção dos fornecedores que possuem potencial de negociação. Após a seleção, as partes irão discutir os termos da minuta do contrato, a fim de estabelecer um contrato real.
  • Acordos: também chamados de contratos, são documentos que, no caso de aquisições, definem as responsabilidades e diretos das partes. Cabe a equipe de gerenciamento do projeto assegurar que os acordos firmados atendem aos objetivos e interesses do processo. Estes documentos podem conter uma série de informações, dentre elas:
    • Especificação do trabalho;
    • Papéis e responsabilidades;
    • Preços;
    • Condições de pagamento;
    • Critérios de aceitação;
    • Penalidades;
    • Incentivos;
    • Prazos de entrega;
    • Mecanismos de rescisão.
  • Calendários de recursos: a quantidade e a disponibilidade dos recursos contratados. Em alguns casos há ainda a especificação em que um ou mais recursos deverão estar disponíveis.
  • Solicitações de mudanças: a realização de determinadas aquisições pode levar o projeto a ter de passar por mudanças. Estas mudanças podem estar relacionadas ao plano de gerenciamento do projeto, gerenciamento dos recursos e outros.
  • Atualização no plano de gerenciamento do projeto: estas atualizações podem ser diversas, dentre elas:
    • Linha de base de custos;
    • Linha de base de escopo;
    • Linha de base de cronograma;
    • Plano de gerenciamento das comunicações.
  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos podem ser atualizados, dentre eles:
    • Documentação dos requisitos;
    • Registro dos riscos;
    • Registro das partes interessadas.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a última postagem sobre o processo conduzir as aquisições. O objetivo deste processo é, de fato, realizar aquisições de recursos necessários ao projeto.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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