Imprimir Post

Controlar as aquisições – Ger. das aquisições – Parte 3

Resumo:

Apresentar ao leitor as saídas do processo controlar as aquisições.

Palavras-Chaves:

Controlar, Aquisições, Processo, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Uma vez que foram apresentadas as entradas, ferramentas e técnicas do processo controlar as aquisições, só resta ao leitor apresentar as saídas deste processo.

Controlar as aquisições - Relembre

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo desta postagem.

Controlar as aquisições – Saídas:

  • Informações sobre desempenho do trabalho: estas informações servem para medir o desempenho do comprador, entender se as entregas do contratadas foram recebidas e outros. O ponto mais relevante das informações, para o processo controlar as aquisiões, é o subsídio para contratações futuras e as lições aprendidas, uma vez que estas podem servir de insumo para o processo decisório da organização.
  • Solicitações de mudança: o processo controlar as aquisições pode gerar mudanças no projeto. Imagine, caro leitor, um projeto onde um escopo identificado inicialmente demandará a contratação de um novo serviço. Há ainda questões de entregas em prazos não combinados e outros. O importante é que estas mudanças sejam controladas, a fim de evitar que o projeto se perca.
  • Atualizações no plano de gerenciamento do projeto: existem diversos itens que podem ser atualizados, dentre eles:
    • Plano de gerenciamento das aquisições: pode ser alterado por conta das mudanças aprovadas que afetam o gerenciamento das aquisições.
    • Plano de gerenciamento de riscos: novas aquisições e novos fornecedores podem representar novos riscos para o projeto.
    • Linha de base do cronograma: atrasos podem gerar a necessidade de alteração do cronograma do projeto.
    • Linha de base dos custos: novas aquisições podem gerar alterações nos custos para o projeto.
  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos poderão sofrer alterações durante a execução do processo controlar as aquisições, dentre eles:
    • Plano de gerenciamento do projeto;
    • Plano de gerenciamento de aquisições;
    • Modelos de contratos;
  • Atualizações nos ativos de processos organizacionais: são planos, procedimentos, políticas, processos e a base de conhecimento que a organização possui e pode utilizar. Dentre os documentos que poderão ser atualizados estão:
    • Documentação de avaliação de fornecedores;
    • Modelos de relatórios de desempenho;
    • Modelos de contratos.

Considerações finais:

Caros leitores, assim encerra-se a explicação do processo controlar as aquisições, cujo objetivo é fazer com que o que foi contratado seja entregue. Vale ressaltar que nãos e trata apenas de receber o que foi contratado, mas receber na qualidade, prazo e custo acordado.

Para aqueles que vivem no mundo de gerenciamento de projetos, é normal lidar com fornecedores, ou seja, é necessário o acompanhamento para que isto ocorra de maneira efetiva.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/02/26/controlar-as-aquisicoes-p3/