Imprimir Post

Encerrar as aquisições – Ger. das aquisições – Parte 1

Resumo:

Apresentar ao leitor o processo encerrar as aquisições.

Palavras-chaves:

Encerrar, Aquisições, Processo, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Como já abordado diversas vezes, projetos são definidos como esforços temporários que contém início e fim, com as aquisições não é diferente. Todo contrato tem início e fim, ou seja, todo contrato será findado em determinado momento. Para projetos, esta situação pode ocorrer basicamente em alguns cenários, sendo estes:

  • Entrega do escopo contratado: quando um fornecedor cumpre o que foi contratado, esta aquisição poderá ser encerrada.
  • Encerramento de fase de projeto: existem aquisições que estão atreladas a determinadas fases do projeto, quando estas são encerradas o contrato também é encerrado.
  • Encerramento do projeto: quando um projeto for encerrado, automaticamente as contratações realizadas para entrega do projeto são encerradas.
  • Cancelamento de contrato: este é a pior situação, mas pode ocorrer. Em caso de atrasos de pagamentos ou quebras contratuais, por exemplo, as partes podem chegar ao cancelamento da aquisição.

Para lidar com estas tratativas, o PMBOK® se vale do processo encerrar as aquisições, que como o próprio nome diz, tem o objetivo de findar as aquisições realizadas pelo projeto. O principal benefício deste processo é a documentação gerada, que poderão servir de base para projetos futuros, bem como de garantia para o projeto. A documentação de entrega, cumprimento de contratos e outros, são considerados ativos organizacionais.

Sem maiores delongas, vamos ao fluxo do processo encerrar as aquisições. Segue:

Encerrar as aquisições - Fluxo

Encerrar as aquisições – Entradas:

  • Plano de gerenciamento do projeto: apresentado anteriormente, trata-se do documento que descreve como o projeto deve ser executado, controlado, monitorado e encerrado. É composto pelos planos auxiliares, que são os planos de gerenciamento das demais áreas de conhecimento do PMBOK®. Este documento engloba o plano de gerenciamento das aquisições, que fornece as diretrizes e os detalhes para o encerramento das aquisições.
  • Documentos de aquisição: trata-se de toda a documentação de aquisições que é coletada, organizada e arquivada. Esta documentação será utilizada como parte de lições aprendidas e como base para novas contratações.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a apresentação do processo encerrar as aquisições. O objetivo do autor nesta postagem foi apresentar o objetivo do processo e suas entradas.

Ressalta o autor que o cancelamento de um contrato de aquisição deve ser bem estudado, pois tal ação pode gerar impactos em prazos, qualidade, custos e outros.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/03/05/encerrar-as-aquisicoes-p1/