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Gerenciamento das Partes Interessadas – Introdução

Resumo:

Introduzir o leitor à área de conhecimento de gerenciamento das partes interessadas.

Palavras-chaves:

Gerenciamento, Partes Interessadas, Stakeholder, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Sempre que se fala de projeto, se fala de pessoas. Isto é inegável. Note, se você pensar em um projeto de vida, está pensando em estruturar o planejamento de vida de uma pessoa. Quando se fala em um projeto empresarial, estamos falando de estruturar ações que serão realizadas por pessoas, para atender uma organização que é composta por pessoas e que por sua vez tenta atender a uma determinada necessidade de uma sociedade, que é um conjunto de pessoas. Assim sendo, projetos são puramente pessoas.

Pensando nisto, o PMBOK® estruturou uma área de conhecimento inteira para lidar com o assunto. O autor refere-se a área de conhecimento de gerenciamento das partes interessadas.

Antes de começar a explicação sobre a área de conhecimento, deve-se primeiro entender o que são partes interessadas?

Terminologia - Parte Interessada

Devidamente explicado, vamos ao objetivo da área de conhecimento.

O gerenciamento das partes interessadas é área de conhecimento responsável por identificar todas as partes interessadas, bem como analisar suas expectativas, nível de influência e seu impacto no projeto e, consequentemente, gerenciar o engajamento destas partes interessadas para que o projeto atinja seus objetivos.

Esta área de conhecimento também se concentra na comunicação contínua com as partes interessadas, a fim de entender suas expectativas e necessidades.

A satisfação das partes interessadas deve ser gerenciada como objetivo essencial do projeto.

Sem maiores delongas, vamos aos processos que compõem esta área de conhecimento.

Gerenciamento das partes interessadas – Processos:

  • Identificar as partes interessadas: tem o objetivo de identificar as partes interessadas, bem como documentar seus interesses, nível de engajamento, interdependências, nível de influência e outros.
  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas: tem o objetivo de planejar o gerenciamento das partes interessadas, garantindo o engajamento desta durante todo o projeto.
  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas: tem o objetivo de executar o planejado para o gerenciamento do engajamento e comunicação com as partes interessadas.
  • Controlar o engajamento das partes interessadas: tem o objetivo de monitorar o relacionamento das partes interessadas, ajustar estratégias e planos de engajamento.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a introdução a área de conhecimento de gerenciamento das partes interessadas.

O objetivo desta postagem é somente explicar ao leitor quais são os processos que são abordados por esta área de conhecimento.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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