Imprimir Post

Planejar o gerenciamento das partes interessadas – Ger. das partes interessadas – Parte 1

Resumo:

Apresentar ao leitor o processo planejar o gerenciamento das partes interessadas.

Palavras-chaves:

Planejar, Gerenciamento, Parte Interessadas, Projeto, Processos, PMBOK.

Texto:

Caro leitores,

As partes interessadas são a parte mais delicada no projeto, pois tratam-se de pessoas com expectativas e necessidades, sejam estas pessoas ou profissionais. Assim sendo, conhecer estas pessoas, entender suas expectativas e níveis de influência. Tão importante quanto estes pontos, é o engajamento destas partes, ou seja, mantê-las envolvidas adequadamente com o projeto.

Identificar as partes interessadas - Relembre

Para lidar com todas as questões relacionadas a este assunto, o PMBOK® se vale dos processos da área de conhecimento de gerenciamento das partes interessadas.

Nesta postagem será apresentado o processo planejar o gerenciamento das partes interessadas. Este processo tem o objetivo de desenvolver estratégias para envolver as partes interessadas de maneira adequada durante todo o projeto. Seu principal benefício é o desenvolvimento de um plano de interação para que as partes interessadas apoiem o projeto.

Sem maiores delongas, segue o fluxo do processo.

Planejar o gerenciamento das partes interessadas - fluxo do processo

Planejar o gerenciamento das partes interessadas – Entradas:

  • Plano de gerenciamento do projeto: apresentado anteriormente, trata-se do documento que descreve como o projeto deve ser executado, controlado, monitorado e encerrado. É composto pelos planos auxiliares, que são os planos de gerenciamento das demais áreas de conhecimento do PMBOK®. O processo planejar o gerenciamento das partes interessadas pode utilizar diversas informação contidas neste documento, dentre elas:
    • Necessidades técnicas para comunicações;
    • Descrição de requisitos do projeto;
    • O ciclo de vida selecionado para o projeto;
    • Cronograma do projeto.
  • Registro das partes interessadas: trata-se de um documento que contém todos os detalhes relevantes às partes interessadas. Este documento proverá informações relevantes para planejar as estratégias de engajamento das partes interessadas. Estas informações incluem:
    • Informações de identificação: nome, cargo, localização, papel no projeto, e-mail, telefone e outros.
    • Informações de avaliação: principais expectativas, requisitos e outros.
    • Classificação das partes interessadas: Nível de autoridade, nível de influência, engajamento e outros.
  • Fatores ambientais da empresa: é o conjunto de todos os fatores, internos e externos, que possam exercer algum tipo de influência, restrição ou direcionamento sobre o negócio e, consequente, sobre o gerenciamento de projeto.
  • Ativos de processos organizacionais: são planos, procedimentos, políticas, processos e a base de conhecimento que a organização possui e pode utilizar.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a primeira postagem sobre o processo planejar o gerenciamento das partes interessadas. O objetivo do processo é definir as estratégias adequadas para manter o engajamento das partes interessadas.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/04/02/planejar-o-gerenciamento-das-partes-interessadas-p1/