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Planejar o gerenciamento das partes interessadas – Ger. das partes interessadas – Parte 3

Resumo:

Apresentar ao leitor as saídas do processo planejar o gerenciamento das partes interessadas.

Palavras-chaves:

Planejar, Gerenciamento, Parte Interessadas, Projeto, Processos, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Dando continuidade a explicação do processo planejar o gerenciamento das partes interessadas, esta postagem abordara as saídas deste processo.

Planejar o gerenciamento das partes interessadas - Relembre

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo da postagem.

Planejar o gerenciamento das partes interessadas – Saídas:

  • Plano de gerenciamento das partes interessadas: assim como os demais planos auxiliares, o plano de gerenciamento das partes interessadas compõe o plano de gerenciamento do projeto. Este documento contém as estratégias definidas para manter o engajamento dos envolvidos no projeto de maneira eficaz. O PMBOK® declara que este plano pode ser formal ou informal, e que seu detalhamento varia de acordo com cada projeto. Este documento pode conter:
    • Registro das partes interessadas;
    • Níveis de engajamento desejados;
    • Relacionamentos identificados;
    • Requisitos de comunicação.

O PMBOK® aborda ainda questões como frequência de comunicação e outros, porém o autor entende que isto já faz parte do plano de comunicação.

  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos poderão ser atualizados, dentre eles:
    • Plano de gerenciamento do projeto;
    • Registro das partes interessadas;
    • Registro dos riscos;
    • Plano de comunicação do projeto.

Como o autor destacou em diversas postagens, as áreas de conhecimento se cruzam e se sobrepõem o tempo inteiro. Tal situação também é formalmente declarada pelo próprio PMBOK®.

Considerações finais:

Assim, estimados leitores, encerra-se a explicação do processo planejar o gerenciamento das partes interessadas, cujo objetivo principal é manter o envolvimento necessário das pessoas envolvidas no projeto.

É fundamental para projetos que o engajamento destas partes ocorra, pois sem o devido empenho e dedicação, um projeto pode caminhar para o fracasso. Entender como o relacionamento com estas partes deve ocorrer, qual o melhor caminho para engajá-las e outros pontos é fundamental.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc. 

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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