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Gerenciar o engajamento das partes interessadas – Ger. das partes interessadas – Parte 3

Resumo:

Apresentar ao leitor as saídas do processo gerenciar o engajamento das partes interessadas.

Palavras-chaves:

Gerenciar, Engajamento, Partes Interessadas, Processo, PMBOK, Projeto.

Texto:

Caros leitores,

Dando continuidade a explicação do processo gerenciar o engajamento das partes interessadas, esta postagem apresentará as saídas deste processo.

Nas últimas duas postagens, o autor realizou a apresentação das entradas, ferramentas e técnicas. Veja abaixo a primeira postagem sobre este processo.

Gerenciar o engajamento das partes interessadas

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo da postagem.

Gerenciar o engajamento das partes interessadas – Saídas:

  • Registro das questões: trata-se de um documento que é utilizado para controlar os elementos que estão em discussão, ou ainda disputa entre as partes interessadas. Documentar e controlar as questões, sejam disputas ou decisões a serem tomadas, é fundamental para o projeto. Isto deve-se ao fato de que o controle adequado por ajudar ao gerente de projeto manter o projeto de acordo com o planejamento de prazos, bem como serve como histórico do projeto. Este documento é atualizado quando as questões são resolvidas, ou quando há novas questões.
  • Solicitações de mudança: mudanças podem ser resultados do processo gerenciar o engajamento das partes interessadas, por diversos motivos. Uma mudança, por exemplo, pode ser originada por conta da necessidade de melhoria dos canais de comunicação, ou ainda pela frequência das comunicações. Outros exemplos de mudanças estão relacionados ao escopo do projeto, por exemplo.
  • Atualizações no plano de gerenciamento do projeto: diversas partes do plano de gerenciamento do projeto poderão ser alvo de atualizações. Um exemplo claro é o plano de gerenciamento das partes interessadas, que poderá ser atualizado por conta de novos requisitos de comunicação, ou ainda por alterações nas estratégias de gerenciamento das partes interessadas.
  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos do projeto poderão ser atualizados, dentre eles:
    • Registro de questões;
    • Registo dos riscos;
    • Registro das partes interessadas;
    • Plano de gerenciamento do projeto;
    • Plano de gerenciamento da comunicação.
  • Atualizações nos ativos de processos organizacionais: diversos ativos de processos organizacionais poderão ser atualizados, dentre eles:
    • Modelo de relatórios de projeto;
    • Modelo de apresentações do projeto;
    • Registro do projeto;
    • Documentação de lições aprendidas.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a explicação do processo gerenciar o engajamento das partes interessadas, cujo objetivo é manter as pessoas envolvidas com o projeto de maneira adequada.

O autor ressalta, novamente, que o envolvimento correto pode não ser o envolvimento em tempo integral. Isto varia de acordo com a complexidade e tamanho do projeto. É importante que o gerente de projetos tome os devidos cuidados e tenha os dados necessários para a definição da estratégia de engajamento.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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