Imprimir Post

Gestão de serviços de TI – A base do sucesso – ITIL

Resumo:

Abordar junto ao leitor a importância da gestão de serviços de TI.

Palavras-chaves:

GSTI, Gestão, Serviços, TI, ITSM, ITIL.

Texto:

Caros leitores,

Muitos falam da profissionalização dos serviços de TI, da TI como parceira estratégica do negócio e outras tantas definições. É um discurso bonito, é algo que se quer, porém que poucas empresas buscam efetivamente.

O que se encontram são área de TI sem uma gestão de serviços de TI adequada. Empresas falam de IOT (Internet of Things), porém não possuem se quer um processo de gerenciamento de capacidade adequado. Outras falam sobre a necessidade de uma área de TI estratégica, porém não há concepção adequada dos serviços.

Gestão de serviços de TI – Qual é o problema?

A gestão de serviços de TI (GSTI), em inglês ITSM (IT Service Management), deveria ser o carro chefe das áreas de TI, mas isto está longe de acontecer. O fato é que estas áreas de TI não conseguem provar o valor da gestão de serviços de TI para o negócio. Pense, caro leitor, você investiria em algo que não tem valor para você? Sua resposta, provavelmente, é não. Esta situação se aplica igualmente para empresas.

Atualmente as empresas dependem de serviços de e-mail, nota fiscal eletrônica, folha de pagamento e muitos outros, mas ainda sim a TI é vista como custo. O fato é que como é considerado custo, a gestão de serviços de TI é preterida, acarretando em baixos resultados para as organizações. Para aumentar ainda mais este problema, os profissionais de TI não estão acostumados a “vender seu peixe”, acarretando em um demérito ainda maior.

Investir na gestão de serviços de TI profissional é mandatório, isto é visível. Se você não controla adequadamente seus incidentes de TI, como poderá melhorar? Espera aí, empresas já contam com os softwares de ITSM. Sim, é verdade! Para ser mais preciso, isto é considerado até ultrapassado como assunto, mas o problema não está neste ponto. O problema reside, de fato, na capacidade de analisar os dados provenientes dos processos de GSTI, na execução das ações que serão tomadas, na integração entre processos e outros. Resumindo, o problema está na capacidade de gestão do time de ti e no entendimento do negócio sobre estas necessidades.

Considerações finais:

Esta postagem reabre as portas para o autor voltar a explorar o tema, ofertando ao leitor a visão prática de implementação de processo com base na ITIL®, porém contemplando a visão do negócio e da TI. Isto vai além de conhecer processos e frameworks, isto está relacionado a visão financeira e prática do tema. Nas próximas postagem o autor abordará os processos do framework ITIL® com a visão para o negócio, a fim de que o leitor possa ter a visão correta do valor da gestão de serviços de TI.

A gestão de serviços de TI é a chave para o sucesso das áreas de TI, externas ou internas. Este é um dos caminhos que ofertam os maiores resultados para o negócio.

Referência bibliográfica:

Não se aplica.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/05/28/gestao-de-servicos-de-ti-itil/