Imprimir Post

Personagens de mudanças – HCMBOK® – Fator Humano em projetos

Resumo:

Apresentar aos leitores o que são personagens de mudanças.

Palavras-chaves:

Personagens, Mudanças, Stakeholders, Gerenciamento, Projetos, HCMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Quantos personagens de mudanças temos em um projeto? Antes de tudo isto, o que são personagens de mudanças?

O termo pode parecer novo, mas não é. Anteriormente, quando o autor abordou o framework PMBOK®, o autor falou de stakeholders. Isto mesmo, os personagens de mudanças é a classificação dada pelo HCMBOK® para os stakeholders do projeto.

Antes de seguir a postagem, o autor gostaria de relembrar os leitores sobre o que são stakeholders.

Segundo o PMBOK®, stakeholders são as pessoas envolvidas diretamente em um projeto, ou aquelas que possam se sentir afetadas pelo projeto.

Identificar as partes interessadas - Relembre

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo desta postagem.

Personagens de mudanças – Antagonistas e Agentes de suporte:

  • Antagonistas: como em qualquer projeto, sempre há uma pessoa se opondo, seja por medo dos resultados do projeto, por questões de ego, ou ainda por insegurança. Não importa, isto ocorre na maioria dos projetos. Os antagonistas, ou opositores, necessitam ser tratados com atenção, pois é necessário tentar esclarecer os benefícios do projeto, bem como evitar que estes personagens de mudanças, possam afetar o andamento do projeto.
  • Agentes de suporte: estes personagens de mudanças são aqueles que buscam alavancar o projeto, buscando motivar os outros envolvidos a ajudarem no projeto. Para o gerente de projeto, este tipo de personagem é o mais benéfico, pois eles influenciam de maneira positiva os demais.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre os personagens de mudanças, que também são comumente chamados de stakeholders.

Independente do nome, o importante é entender que gerenciar corretamente as pessoas envolvidas no projeto é fundamental para o projeto. Considere, prezado leitor, o fato que o autor sempre destaca. Projetos são feitos por pessoas, para atender necessidade de organizações composta por pessoas e que buscam atender as necessidades da sociedade, ou seja, pessoas novamente.

Referência bibliográfica:

HCMBOK: o fator humano na liderança de projetos – Vicente Gonçalves; Carla Campos – 3ª edição – Rio de Janeiro – Brasport, 2016.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/07/09/personagens-de-mudancas-hcmbok/

Deixe uma resposta