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Definir o patrocinador do projeto – HCMBOK®

Resumo:

Apresentar ao leitor o processo definir o patrocinador do projeto conforme abordagem do HCMBOK®.

Palavras-chaves:

Definir, Patrocinador, Sponsor, Projeto, Gerenciamento, HCMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Em metodologias de gerenciamento de projeto, como PMBOK® e PRINCE2®, está explicita a necessidade de definir o patrocinador do projeto. Também conhecido como Sponsor, o patrocinador do projeto é considerado um profissional com autoridade para demandar, acompanhar e intervir no projeto quando necessário.

Este profissional papel é fundamental para o gerenciamento de projetos, pois sem o apoio adequado o projeto tem maiores chances de insucesso. Isto deve-se ao fato de que se os profissionais não veem o projeto como uma prioridade, não há o engajamento necessário. Os profissionais que vivenciam o dia-a-dia de um projeto, sabem que o engajamento das partes interessadas é fundamental para que o projeto atinja seu objetivo. Mais do que isto, é fundamental para que atenda as necessidades do negócio. Afinal, teoricamente, não há projetos dentro de uma organização que não esteja vinculado à um objetivo.

O HCMBOK® entende esta necessidade e se vale do processo definir e preparar o patrocinador do projeto. A ideia deste processo é definir um profissional, com poder e respaldo para “bancar” o projeto. Em projetos de grande porte, pode ser necessário designar um comitê, a fim de que a abrangência seja maior.

O patrocinador do projeto, ou comitê patrocinador, deve estar envolvido no projeto desde o princípio, a fim de que esteja inteirado e possa prover o apoio necessário.

Sem maiores delongas, seguem as atividades do processo

Definir o patrocinador do projeto – Atividades:

  • Definir o patrocinador do projeto;
  • Assegurar o compromisso e a disponibilidade do patrocinador para com o projeto;
  • Preparar o patrocinador para atuar no projeto;
  • Discutir o objetivo do projeto, expectativas, pessoas e áreas que devem ser envolvidas segundo o patrocinador;
  • Identificar os impactos organizacionais preliminarmente percebidos pelo patrocinador;
  • Avaliar a necessidade de formar um comitê patrocinador;
  • Definir o coordenador do comitê e prepara-lo para atuar como representante do patrocinador;
  • Assegurar-se de que o patrocinador está disposto a enfrentar os desafios e a disponibilidade para a execução do projeto.

Considerações finais:

Diferente do PMBOK®, framework mais conhecido sobre gerenciamento de projetos, o HCMBOK® aborda a atividade de definição do patrocinador de maneira muito mais estruturada. Isto deve-se ao fato de que as metodologias são complementares e não concorrentes. Além disto, há a questão de foco, o PMBOK® está focado no gerenciamento do projeto em si, o HCMBOK® está direcionado à questão da mudança com foco no fator humano.

Referência bibliográfica:

HCMBOK: o fator humano na liderança de projetos – Vicente Gonçalves; Carla Campos – 3ª edição – Rio de Janeiro – Brasport, 2016.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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