Imprimir Post

Alinhamento e mobilização de lideranças – HCMBOK®

Resumo:

Apresentar o processo realizar o workshop de alinhamento e mobilização de lideranças conforme abordado pelo HCMBOK®.

Palavras-chaves:

Alinhamento, Mobilização, Liderança, Gerenciamento, Projeto, HCMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Mudanças organizacionais sempre estão relacionadas ao envolvimento e comprometimento das lideranças. Não é incomum, no meio de projetos, encontrar empresas cheio de boatos sobre mudanças e com “pânico” dos colaboradores. Esta situação ocorre, normalmente, pela omissão de informações para a organização e, pior ainda, omissão das lideranças.

Para lidar com tal situação, o HCMBOK® se vale do processo realizar o workshop de alinhamento e mobilização das lideranças. Este processo tem o objetivo de alinhar o discurso da liderança quanto aos benefícios do projeto e seus objetivos, bem como para gerar a mobilização e participação da liderança desde o início do projeto. Acredite, caro leitor, isto é fundamental.

Relembre - Definir o patrocinador do projeto

O autor relata que em projetos onde não há o envolvimento das lideranças, a resistência dos envolvidos pode aumentar. Isto ocorre pela falta de entendimento da relevância do projeto, bem como por acreditar que a liderança não se importa com os resultados. Invariavelmente, quando isto ocorre, o projeto corre grande risco de fracasso. Tal situação se materializa, por exemplo, com ausências recorrentes em treinamento, reuniões e por falta de comprometimento com as datas e entregas do projeto.

Quando há o envolvimento correto da liderança, o projeto ganha força e relevância e os colaboradores passam a dar a devida atenção ao projeto. Este cenário reduz riscos de perda de prazos, falta de engajamento e resistências as mudanças.

Ao realizar o workshop de alinhamento e mobilização das lideranças, são discutidos os objetivos e benefícios do projeto, a relevância para organização e outros pontos. Estas informações serão levadas pelas lideranças para os níveis hierárquicos mais básicos, gerando alinhamento dos colaboradores, senso de relevância e maior engajamento.

Realizar o workshop de alinhamento e mobilização das lideranças – Atividades:

  • Planejar o workshop de alinhamento e mobilização das lideranças;
  • Introduzir, quando cabível, a abordagem de gestão de mudanças organizacionais e sua relevância para o sucesso do projeto;
  • Assegurar que uma clara visão do estado futuro da organização, após a execução do projeto, seja compreendida;
  • Alinhar o objetivo do projeto, metas e métricas quantitativas e qualitativas;
  • Definir a estratégia de comunicação da mudança e executá-la;
  • Sensibilizar líderes sobre seus papéis de agentes ativos da mudança;
  • Observar comportamento e avaliar potenciais antagonistas ou vendedores das mudanças.

Considerações finais:

Caros leitores, o HCMBOK® sugere, em seu framework que haja um gerente de mudança organizacional. Isto nem sempre será possível, pois o entendimento da maioria das organizações é que isto são custos adicionais.

O autor sugere que o HCMBOK® seja adotado pelo gerente de projetos como um potencializador de outros frameworks, como o PMBOK® e o PRINCE2®.

Além disto, vale ressaltar que o processo realizar o workshop de alinhamento e mobilização das lideranças, é valioso para mudanças que não buscam a imposição, mas sim a colaboração e participação dos envolvidos.

Referência bibliográfica:

HCMBOK: o fator humano na liderança de projetos – Vicente Gonçalves; Carla Campos – 3ª edição – Rio de Janeiro – Brasport, 2016.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/08/27/alinhamento-e-mobilizacao-de-liderancas-hcmbok/

Deixe uma resposta