Imprimir Post

O que é DEVOPS? – Introdução

Resumo:

Introduzir o leitor ao conceito do framework DEVOPS.

Palavras-chaves:

DEVOPS, Framework, Introdução, Metodologia, Conceito.

Texto:

Caros leitores,

Muitas organizações sofrem com problemas entre o que desenvolvem e como isto é fornecido ao usuário final. Não é incomum ver projetos levando anos para serem entregues e, quando entregues, já precisarão de mudanças, pois as necessidades do negócio mudaram.

Ainda não menos importante, há todo o stress de passar o projeto para operação. Ambos os lados reclamam. O time de projetos reclama da burocracia do time de operação, alegando que não há foco nas necessidades do negócio. O time de operação costuma falar que o time de projetos passa tudo na última hora e ser estar completo. Isto é normal, pois cada área está tentando enxergar, isoladamente, as necessidades do negócio.

Para tentar sanar este cenário é que surgiu o DEVOPS. Mas o que é isto? E qual a diferença de tantos outros frameworks?

O que é DEVOPS?

A palavra DEVOPS é o acrônimo de duas palavras: DEVelopment (Desenvolvimento) e OPerationS (Operações).

O DEVOPS consiste em uma metodologia de desenvolvimento de softwares que explora a comunicação, a colaboração e a integração entre os desenvolvedores de software e o time de infraestrutura e operações de TI.

Este framework busca a aproximação do time de desenvolvimento e operações, buscando obter o máximo de vantagens desta situação. Por exemplo, estreitando a comunicação entre estes times para que o projeto não sofra para entrar em produção. Isto possibilita que o time de projetos saiba o quanto antes o que precisa para disponibilizar suas entregas para o usuário final.

Considerações finais:

Assim encerra-se a primeira postagem sobre o framework DEVOPS, cuja intenção foi apresentar o significa e objetivo do método. Nas próximas postagens sobre o tema o autor irá se aprofundar nos conceitos e na cultura.

Referência bibliográfica:

Não se aplica.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2018/10/15/o-que-e-devops-introducao/